Dúvidas Frequentes
Atendimento a Idosos em Todos os Perfis de Necessidade
Atendimento a Idosos em
Todos os Perfis de Necessidade
O atendimento especializado e de alta qualidade do Residencial Garden Ville pode auxiliar em diversos momentos da vida de uma pessoa idosa. A decisão de morar em um residencial para idosos depende de diversos fatores. Algumas das razões comuns incluem:
Dificuldades de Saúde: Se a pessoa idosa enfrenta questões de saúde que requerem cuidados constantes e especializados, incluindo condições médicas crônicas, incapacidades físicas ou doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Solidão e Isolamento: Se a pessoa idosa está enfrentando solidão e isolamento, especialmente se não há familiares próximos ou amigos para oferecer suporte social, vivendo sozinha ou apenas com a presença de cuidadores, o residencial pode fornecer companhia e interação social regular.
Incapacidade de Autocuidado: Se a pessoa idosa não consegue mais realizar atividades diárias essenciais, como tomar banho, vestir-se, preparar refeições ou gerenciar a medicação de forma independente, um ambiente com suporte profissional pode ser necessário.
Segurança: Se a segurança da pessoa idosa estiver comprometida em casa, devido a quedas frequentes, esquecimento de utensílios domésticos ligados, esquecendo frequentemente de tomar as medicações ou outras situações de risco, um residencial para idosos pode oferecer um ambiente monitorado e adaptado.
Necessidade de Assistência Contínua: Se a pessoa idosa necessitar de assistência contínua durante 24 horas, o residencial para idosos oferece cuidadores disponíveis o tempo todo.
Apoio Psicossocial: Se a pessoa idosa estiver passando por desafios emocionais ou psicológicos, como luto, depressão ou ansiedade, a equipe de profissionais de saúde mental pode fornecer o apoio necessário.
A decisão de mudar para um residencial para idosos deve ser tomada considerando as necessidades específicas da pessoa idosa, bem como a vontade dela e de sua família. É crucial envolver a pessoa idosa no processo de decisão sempre que possível.
A equipe de Relacionamento do Garden Ville pode auxiliar a entender se este é o momento certo de tomar esta decisão, bem como explicar em detalhes como funciona o processo de transição, incluindo o acompanhamento psicológico do idoso e de seus familiares.
No momento inicial da contratação é selecionada a acomodação que será ocupado e feita uma avaliação (presencial ou à distância) pela Enfermeira Técnica, chamada de Anamnese. Esta avaliação inicial determina o Plano de Cuidados adequado para as necessidades do novo morador.
Uma vez feita a mudança para o residencial, serão agendadas oito avaliações de profissionais especializados: Médico Geriatra, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Fisioterapeuta, Dentista, Fonoaudiólogo, Psicólogo e Enfermeira Técnica. Com base nessas avaliações minuciosas e no convívio inicial com o novo morador, conseguimos entender profundamente sua condição física e psicológica, adaptando e aperfeiçoando o Plano de Cuidados de acordo com o que cada um desses profissionais identificou.
Além disso, são realizadas avaliações periódicas, de acordo com a necessidade de cada indivíduo, para monitorar a evolução do quadro de saúde e realização de novos ajustes no Plano de Cuidados sempre que isso se mostre necessário.
Prezar pela individualidade e pela privacidade dos moradores é um dos principais diferenciais do Residencial Garden Ville. Todas as acomodações são individuais, somente havendo compartilhamento no caso de pessoas de uma mesma família ou de casais.
As acomodações do Garden Ville são disponibilizados com mobiliário completo, eletrodomésticos modernos, enxoval próprio e decoração, proporcionando ao morador a sensação de conforto de estar em sua própria residência, e não internado em uma clínica ou hospedado em um hotel.
Dentre as opções de acomodações disponíveis, dispomos de unidades com sala, quarto e banheiro. Além disso, o morador pode decorar de acordo com seu gosto e preferências, montando assim a sua casa ao seu jeito.
A adaptação a essa nova etapa de vida é um processo gradual que deve ser conduzido com muito carinho e atenção. Por isso, durante o período inicial o novo morador é acompanhado de perto pela equipe de atendimento, em especial pelo psicólogo, buscando sua plena integração ao ambiente.
Mantemos contato estreito com a família todos os dias durante a primeira semana, por meio de relatórios diários com vídeos e ligações. Afinal, a família é quem melhor conhece a rotina e a psique do idoso, e pode nos orientar durante essa importante etapa.
O morador é estimulado a circular pelas áreas de convivência e participar das atividades terapêuticas e de lazer, inclusive para formar amizades e vínculos com aqueles que residem e trabalham no residencial.
A adaptação da família é tão importante quanto, e por isso ficamos muito próximos para conhecer a história familiar e incentivar sua participação na vida do residencial. Quando a família não pode comparecer presencialmente, realizamos ligações e videochamadas. Também enviamos fotos e vídeos da rotina diária para deixar todos a par do que acontece com quem mora conosco.
Nosso objetivo é que cada morador e cada familiar se sintam parte da família Garden Ville.
Sim, temos dois profissionais médicos presentes no Residencial Garden Ville, sendo o acompanhamento de médico geriatra presencial três vezes por semana e de sobreaviso 24 horas por dia, e de médico psiquiatra sempre que necessário. Estes profissionais estão em contato direto com os familiares dos moradores, assim como com os médicos de confiança do idoso, que conhecem o seu histórico.
O grau de dependência e orientações médicas são totalmente respeitados. Pessoas com autonomia mantêm sua liberdade de ir e vir, enquanto os moradores que têm restrições ou necessitam de acompanhante devem ter suas saídas monitoradas. A recepção e portaria mantém supervisão 24h, garantindo o controle de entradas, saídas e visitas.
O rápido atendimento em caso de emergências, quedas ou problemas de saúde agudos, como infartos e derrames, aumenta imensamente a chance de recuperação. Nossas equipes são treinadas e equipadas para o socorro imediato, com enfermeira técnica presente 24h.
Trabalhamos de forma preventiva, nos antecipando aos eventos e buscando evitar que emergências ocorram, monitorando de perto os sinais vitais e mitigando riscos. Adicionalmente, realizamos rondas periódicas durante o dia e a cada uma hora durante a noite.
Caso uma emergência ocorra, deslocamos um profissional junto com o idoso para o hospital, que poderá permanecer lá até a chegada da família ou acompanhar durante todo o período de estadia hospitalar.
Todos os serviços inclusos, bem como os serviços extras, estão devidamente discriminados e especificados no Contrato de Prestação de Serviços.
SERVIÇOS INCLUSOS
- Alimentação: 6 refeições diárias – café da manhã, colação, almoço, café da tarde, jantar e ceia. Cardápio elaborado por nutricionista, podendo o morador escolher entre se alimentar no restaurante ou em sua própria acomodação.
- Bem-estar: atendimento de saúde gerenciado por enfermeira e atendimento de equipe de cuidados para auxílio para higiene e refeições, conforme Plano de Cuidados. Acompanhamento semanal de médico geriatra, atendimento de equipe técnica de enfermagem, administração de medicações, controle de estoque de medicamentos, acompanhamento de sinais vitais e outras necessidades (glicose, pressão, temperatura, etc), rondas diurnas e noturnas, atendimentos de emergência.
- Oito avaliações de profissionais especializados: Médico Geriatra, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Fisioterapeuta, Dentista, Fonoaudiólogo, Psicólogo e Enfermeira Técnica.
- Atividades Socioculturais: atividades físicas, culturais e terapêuticas como arteterapia, musicoterapia, jogos, festas temáticas, encontros especiais de música, caminhada assistida, bingo e outras, conforme programação.
- Recepção: portaria 24 horas para recepção de pessoas, recebimento de correspondências e encomendas, atendimento telefônico e transmissão de recados.
- Acomodação: hospedagem em acomodação decorada e equipada no padrão escolhido.
- Serviço de Lavanderia: recolhimento de roupas três vezes por semana.
- Serviço de Camareira: limpeza diária da acomodação (higienização do banheiro, arrumação da cama e varrição, recolhimento de lixo doméstico orgânico e reciclável), troca semanal de roupa de cama e banho, limpeza periódica de vidros, esquadrias, paredes e cortinas e faxina completa.
- Serviço de Manutenção: manutenção da rede hidráulica, elétrica e dos eletrodomésticos, conservação de paredes e revestimentos.
SERVIÇOS EXTRAS
- Cabeleireiro.
- Manicure/pedicure.
- Atendimento de dentista e procedimentos dentários realizados sem sair do residencial.
- Atendimento de fonoaudiologia.
- Consultas com Psiquiatra.
- Compra de fraldas, medicamentos, dietas especiais, suplementos e produtos pessoais.
- Acompanhamento de cuidador exclusivo para atividades externas, como saída para consultas médicas, passeios, eventos familiares (casamentos, aniversários, etc.).
- Organização de confraternização particular (festas de aniversário, etc.).
Sim, para um período de experiência é realizado um contrato por diárias.
Sim, realizamos um contrato por diárias com período mínimo de sete dias.
Sim, você pode visitá-lo em qualquer horário do dia ou da noite sem necessidade de aviso prévio.
Sim, somos pet friendly e cuidamos de animais de estimação realizando a higiene, alimentação e passeios.
Contudo, algumas regras de convivência devem ser observadas: somente são permitidos animais de pequeno porte e que não façam barulho excessivo, para não atrapalhar o sossego dos demais moradores, com certificado de vacinação em dia. A circulação é restrita nas áreas comuns.
Estamos habilitados a receber novos moradores 24 horas por dia 7 dias por semana, inclusive domingos e feriados. Entre em contato com nossa equipe de relacionamento que adequaremos o acolhimento de seu familiar da forma que for preciso.
A rotina de dispensação de medicamentos é sempre feita seguindo à risca a prescrição médica. Nenhum medicamento é fornecido sem o devido aval.
Quanto à compra dos medicamentos, fica a seu critério. Possuímos parceria com farmácia caso prefira essa conveniência, mas também permitimos que você traga a medicação adquirida por sua conta.
Nosso técnico farmacêutico realiza o controle do inventário de medicações, fraldas e demais produtos, comunicando o familiar com antecedência a necessidade de compra.
Possuímos parceria com lavanderia certificada e licenciada. Todas as roupas são demarcadas e enviadas para lavagem em sacos individuais, sendo feita a conferência de tudo que sai e tudo que entra pela nossa equipe de rouparia, três vezes por semana.
Mesmo assim, observe que as acomodações Premium contam com máquina de lavar roupas própria e varais para secagem. Caso o idoso, ou um familiar, queiram cuidar de suas roupas, podem sentir-se à vontade.
Sim, possuímos rede WiFi em todos os ambientes e acomodações do residencial.
Também realizamos sessões de novelas e filmes na Sala de TV, bem como jogos de futebol.
Cada acomodação possui uma decoração única, sempre em estilo residencial, agradável com quadros, plantas e objetos variados.
O mobiliário e eletrodomésticos variam conforme o tamanho e o layout da acomodação. Todos possuem cama box ou cama hospitalar elétrica, uma ou duas smart tv, ar-condicionado inverter, mobiliário e roupeiro. Os banheiros são equipados com barras de apoio para segurança, além de armários, espelho e balcão com pia.
Nas acomodações Premium, que possuem sala, também disponibilizamos sofá, poltrona, mesa, cadeira, prateleiras, armários e rack, ou seja, mobiliário completo. Por motivo de segurança não é permitido fogão ou qualquer aparelho que gere risco de incêndio. Mesmo assim, todas as acomodações possuem detector de fumaça.
Disponibilizamos pratos, copos e talheres da acomodação, bem como enxoval de cama, mesa e banho.
As acomodações são decoradas para trazer o conforto e o aconchego do lar. Contudo, sinta-se à vontade para trazer os seus próprios pertences, quadros e decorações caso prefira, afinal, aqui é a sua casa!
Sim, disponibilizamos uma cama extra para você se hospedar na acomodação de seu familiar, ou, caso haja disponibilidade, em outra acomodação.
Sim, todo o processo de contratação pode ser feito à distância, por meio de videochamadas e com acompanhamento da nossa equipe de Enfermagem e Relacionamento independente do fuso-horário. Podemos organizar todo o processo de mudança do idoso por você.