Como garantir a segurando do idoso em casa?

As dificuldades físicas que acompanham o avançar da idade são inevitáveis. Sendo assim, há muitas medidas que podem ser tomadas para facilitar o dia a dia dos idosos, prevenindo  lesões e fraturas que são umas das maiores causas de hospitalização.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 30 a 60% das pessoas acima de 65 anos sofrem quedas pelo menos uma vez em um ano, para as pessoas com 85 anos ou mais, esse índice aumenta em 34%. Dessas, 50% ficam com a mobilidade reduzida, gerando lesões que vão requerer vigilância contínua.

Além disso, grande parte destes acidentes não são reportados aos familiares e acabam gerando consequências graves em um futuro próximo. Óbitos oriundos de quedas ocupam a terceira posição no índice de mortalidade de idosos.

Garanta a segurança na locomoção

Adaptar os cômodos da casa ou apartamento para que o idoso consiga se locomover de um lugar a outro sem grandes obstáculos é essencial nesta fase da vida. Ajustar a iluminação de forma que se evite deixar cantos ou espaços mais escuros, instalar sensores de presença para que as luzes se ascendam automaticamente, retirar tapetes, instalar corrimões nas paredes e providenciar rampas de acesso são algumas das adaptações essenciais a serem realizadas.

Atenção redobrada com escadas e o banheiro

Ao adaptar a sua residência, priorize a construção de rampas de acesso com corrimão e piso antiderrapante. Use sinalizadores nos degraus, caso não seja possível substituir as escadas por elevador ou rampa, manter os ambientes bem-iluminados também é primordial para reduzir o risco de acidentes.

Nos banheiros, pisos lisos e molhados são a receita certa para quedas inesperadas. Para prevenir acidentes alguns tapetes de borracha podem ser fixados ao chão evitando assim que o piso se torne muito escorregadio.

Instalar barras de apoio na parte de dentro do boxe, assim como ao lado da pia e do vaso sanitário são outras adaptações necessárias. Elevar o assento do vaso sanitário, ajuda o idoso a flexionar menos as pernas proporcionando mais estabilidade na hora de se levantar.