Xerostomia em Idosos

Xerostomia é condição em que a pessoa tem uma sensação de boca seca e redução na produção de saliva. A xerostomia pode ser causada por vários fatores, incluindo o envelhecimento, e pode afetar a saúde bucal e a qualidade de vida dos idosos.

Alguns estudos demonstram que a xerostomia é um mal que atinge cerca de 22 a 26% da população em geral, sendo que a incidência aumenta com idade, com quase metade dos casos vindos da população idosa.  Se não for tratada, pode causar sérios problemas a saúde, porque ela afeta tanto a mastigação quanto a estrutura dental do idoso.

A dificuldade de mastigação e deglutição são as principais queixas dos pacientes idosos que sofrem com esse problema. Isso não só gera um grande desconforto na hora de se alimentar, mas também prejudica diretamente a digestão adequada dos alimentos. Outro problema que pode surgir a partir da xerostomia é a candidíase bucal. Como consequência, surgem com frequência aftas na língua ou bochecha, sensação de ardência na garganta e na boca. Os idosos que apresentam problemas como a xerostomia também estão mais propensos ao aparecimento de cáries.

O Residencial para Idosos Garden Ville São Paulo é capacitado para atender idosos em todos os níveis de necessidade. Independente do seu grau de debilidade, todos os moradores são avaliados por nossa equipe multidisciplinar, que é composta por: médico geriatra, psicólogo, psiquiatra, dentista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, enfermeiros, nutricionista, educador físico, musicoterapeuta, arteterapeuta e cuidadores. E assim uma rotina de atividades e cuidados personalizada é elaborada para cada um. Nossa equipe de enfermagem opera de forma integrada 24h por dia (incluindo rondas de acompanhamento noturnas) e realiza toda a gestão de medicamentos.

O Garden Ville São Paulo também é uma Casa de Repouso para Idosos recomendada para pessoas com quadros clínicos avançados e necessidades de cuidados permanentes. Tanto a estrutura física, quanto as equipes estão prontas para proporcionar conforto, prevenção e o atendimento  adequado que cada morador necessita, independente de sua comorbidade.